A reconfortante serenidade da agitada monotonia do Amor.


Não é difícil escrever as tristezas. Rolam como lágrimas desalmadas que, aconchegadas no canto do olho, saltam para o mundo sem pudor.
A angústia escreve-se sozinha, não chega a ser uma espécie de relato, antes um lamento que se ouve baixinho e ao longe, como quando se vela o infortúnio.
A dor dispara para todos os lados, sem olhar a quem, apenas sabe que se suporta melhor acompanhada e, oferecida, gosta de exibir os dotes sem deixar ninguém indiferente.

Escrever tristezas é como soltar a alma para os dedos e deixar que estes projectem o que não conseguimos calar. Há uma facilidade arrebatadora em nos rasgarmos em pedaços e de seguida soltar ao vento todos os fragmentos da nossa dor. O dilema menor da tristeza é como se espalhar, como persistir. Não há serenidade na dor, antes um resignado definhar ao tumulto dos medos e ansiedades que nos habitam as sombras.
Dilacerados sabemos que sobrevivemos, que as desgraças têm sempre prazo de validade.

Difícil, difícil, é narrar a monotonia do Amor. O Amor não se força, não se escreve sozinho, antes deixa que o narrem com tempo, com serenidade e carinho. Amor são palavras que brotam do silêncio quando ninguém se atreve a falar. Amor é um relato que não se estuda ou decora, antes se veste como um mérito, uma bênção reclamada espontaneamente pela cumplicidade, lealdade, convicção e enamoramento. Não se sabe de onde vem ou como e quando se começa a instalar, mas a verdade é que a sua força é devastadora e difícil de ignorar. No Amor não interessa se se é o primeiro, ou o melhor; nunca se é o único. O Amor é singelo e é essa humildade e generosidade, esse altruísmo que se renova constantemente em sorrisos naturais e espontâneos que se pode arrogar o mérito de ser alicerce dos amores mais genuínos, mais verdadeiros.
O Amor resgata-nos à solidão e renova-nos o ser. O Amor resguarda-nos e ao mesmo tempo projecta-nos, reflectindo o melhor de nós. O Amor torna-nos mais doces ao mesmo tempo que nos torna mais fortes. O Amor projecta-nos a alma que escondíamos na timidez e no conforto da nossa imaginada consciência de ser. O Amor enaltece as grandezas que nos rodeiam e torna-nos melhores. Somos melhores com o amor. A integridade dos sentimentos reforça-nos o ser, pois que ainda que ninguém o consiga explicar, o amor sim, é uma história mais difícil, mas igualmente digna de se ler.

E eu, aqui, apaixonada, com o coração repleto de amor, com os olhos abertos para um mundo mágico que nem sabia existir, consciente de tudo quanto me rodeia, a viver sob um céu mais azul desde que te conheço, constato, agora, a dificuldade que é narrar a monotonia do amor. O Amor é mais difícil de escrever, que a monotonia da serenidade não se gosta de exibir, mas, a verdade, é que não me canso disso.

A[Douro]-te.

* Douro.
My photo
areservamental@gmail.com