Geografia interior.


Madrid estava peganhenta. Agarrava-se-nos à pele sofregamente, como quem teme, ou como quem ama, mísera comparação. Ainda que a verdade seja que quem ama, teme; teme a falta, a ausência, a perda do amor que preenche e completa.
A contrastar com a calmaria do voo, a turbulência pisava Atocha. Tremia o chão com o cavalgar da indignação que havia saído à rua vestida nas mesmas cores e liderada por apitos e palavras de ordem.
O metro revelou-se um pensado mapa de eficiência que nos transporta de um lado para o outro em ramificações coloridas e nomes de encantar. Rimo-nos alto, sem vergonha.
Longe da indignação reinava a calmaria, amolecida com o calor que por ali se fez sentir até de madrugada. Uma espécie de lavagem moral suada que vai libertando os vapores tóxicos dos nossos redimidos pecados. Que os levem, que os levem.
Dou por mim encantada com as disparidades geográficas que nos moldam e intuem quem somos. Dou-me como avessa ao timbre de voz que poderia ser o meu, tivesse eu nascido uns quantos metros ao lado, filha de outras gentes, criada noutras terras. Já não conheceria de cor as minhas ruas, os meus lugares, mas a verdade é que então não seriam meus, dando lugar a outros a que chamaria de casa. Poderia ter nascido no ventre de uma família nómada, sem lugar para criar raízes. Os meus cabelos poderiam ser de outra cor, a minha pele mais escura, os meus modos diferentes. Penso na melancolia triste de não conhecer as pessoas que conheço hoje e que fiz minhas, que me fizeram suas.
Pergunto-me se vês o mundo igual ou será este meu mundo uma mera criação das minhas próprias vivências, dos meus quereres, da minha imaginação. Diz-me, vês o que eu vejo?
Acordo suada, sem lembrança de ter ligado a ventoinha velha que agora dança manca no tecto.
Ao meu lado comes gomas, distraído, baixinho para não me acordar. Olho-te com olhos ensonados, abraço-te e volto a dormir, descansada, porque de uma maneira ou de outra, fazes parte do meu mundo e não és um produto da minha imaginação, antes do meu querer.





* Real Madrid.




My photo
areservamental@gmail.com