Wrapped up in books.*


O meu gosto por questionários e listas sempre foi confesso, pelo que – e ainda que neste campo quaisquer respostas sejam sempre redutoras – não poderia deixar de responder ao desafio do Samuel.

1. Existe um livro que relerias várias vezes?
Se tempo houvesse, talvez. O Livro do desassossego, é algo que acabo por ir relendo, sem pressa, onde e quando calha. Mas no meio deste tempo e espaço tão fugaz e breve, insuficiente para tudo quanto ainda gostava de ler, não tenho a certeza. Acredito que tudo tem um timming e talvez seja como aquele cliché, talvez não seja bom voltar a um livro onde fomos felizes.


2. Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?
Cem anos de solidão do Gabriel Garcia Marquez. Ler é um prazer, pelo que quando não o é, não deve ser.


3. Se escolhesses um livro para ler no resto da tua vida, qual seria?
Não sei, um que nunca tenha lido.

4. Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, nunca leste?
Tantos…por exemplo: Guerra e Paz, Tolstoi; A queda, Camus; Em busca do tempo perdido, Proust; To the Lighthouse, Virgina Woolf; Diários, Miguel Torga; a Bíblia toda; Brave New World, Aldous Huxley; O desprezo, Alberto Moravia; Rebecca, Daphne du Maurier; Contos completos, Nabokov, a edição nova está linda.


5. Que livro leste cuja “cena final” jamais conseguiste esquecer?
Normalmente o que não consigo esquecer são as primeiras cenas de um livro, como a primeira frase do Anna Karenina, «All happy families are alike; every unhappy family is unhappy in its own way».
Mas adoro a última frase do White nights, de Dostoiévski, «Good Lord, only a moment of bliss? Isn't such a moment sufficient for the whole of a man's life?». Deliciosa.


6. Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura?
Sim, leio desde que me lembro. Enid Blyton, Os cinco, Os sete, As gémeas, O colégio das quatro torres. Charles Dickens, Oliver Twist, David Copperfield, Great expectations. Louisa May Alcott, Mulherzinhas. Condessa de Ségur, quase todos. Contos dos Irmãos Grimm. Contos do Hans Christian Andersen. Histórias da Sophia de Mello Breyner Andresen, adoro A menina do mar. Dumas e Os Mosqueteiros. Disney. Uma aventura. Charlotte Brontë, Jane Eyre. Tolkien e o seu fabuloso imaginário e o seu amigo C. S. Lewis com iguais aptidões e talento.

7. Qual o livro que achaste chato mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?
Kafka e O processo. Curiosidade «penalista». E, ainda que haja quem me vá cair em cima (Maria, desculpa), Haruki Murakami, Kafka à beira-mar. Curiosidade «sentimental».

8. Indica alguns dos teus livros preferidos.
Difícil...do que me lembro, sem pensar muito...Eça, Os Maias, A cidade e as serras; Bernardo Soares, Livro do desassossego; Dostoievski, Noites brancas; Emilly Bronte, O monte dos vendavais; Lewis Carroll, Alice no país das maravilhas; Tolstoi, A sonata de Kreutzer, A morte de Ivan Ilitch e, até agora, Anna Karenina; Somerset Maugham, O fio da navalha; Mark Twain, Adventures of Huckleberry Finn; Luis Sepúlveda, A história da gaivota e do gato que a ensinou a voar; Jane Austen, Pride and prejudice; Marjane Satrapi, Persepolis.  

9. Que livro estás a ler?
Isto é o caos, mas apenas aparente: Anna Karenina, Tolstoi; O museu da inocência, Pamuk; Novelas e textos para nada, Samuel Beckett; Um Repentino Pensamento Libertador, Kjell Askildsen; The expelled, Samuel Beckett; Ernestina ou as 7 fases do amor, Stendhal; Mundo fechado, Agustina Bessa-Luís; O complexo de Portnoy, Philip Roth; Difíceis amores, Italo Calvino; Os amantes voluntários, Manuel Poppe; A confissão de uma jovem, Marcel Proust; Contos de São Petersburgo, Nikolai Gogol; Jacobo e outras histórias, Teresa Veiga; Fragmentos de um discurso amoroso, Roland Barthes.


10. Indica dez amigos para responderem a este inquérito
Amigos e pessoas cujas respostas gostava de conhecer, ainda que algumas tenham já respondido:





* Belle And Sebastian.
** N.Y..












My photo
areservamental@gmail.com